Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

15
Jun17

Cinco Minutos de Ciência #1

E o primeiro post desta rubrica vai para ...

                   os tripanossomas africanos, os bichinhos com que trabalho. 

 

São parasitas unicelulares do sangue. Em África, são transmitidos pela mosca do sono (tsetse, Glossina spp), mas também existem na América do Sul, onde são transmitidos por outras moscas. Estes organismos causam  a doença do sono nos humanos (apenas em África) e a tripanossomose animal em vários animais (a sério?!), mas principalmente ruminantes, camelos, porcos, e cavalos. No entanto, há tripanossomas que podem infectar quase todos os animais, incluindo leões, macacos, morcegos e até crocodilos (os crocodilos têm um super sistema imunitário!). 

 

No mês passado, fizemos parte de um evento no Museu do Mundo, em Liverpool, onde ensinámos as crianças sobre a doença do sono e o fenómeno da variação antigénica. Claro, que tivemos que tornar o assunto mais acessível e por isso organisámos um jogo onde os miúdos super-heróis-anticorpos tinham que apanhar os miúdos super-vilões-parasitas, com máscaras e luvas coloridas. 

Este foi um dos posters que apresentámos e que lhes oferecemos para levarem para a escola e ensinarem os colegas: 

 

Picture1.png

 

Mais tarde explicarei melhor como é que uns organismos tão pequenos conseguem ser complexos o suficiente para resistirem neste mundo há milhões de anos, sobreviverem em quase todas as espécies de animais e terem um dos sistemas mais avançados de evasão da resposta imunitária.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D