Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

11
Jul17

Cinco Minutos de Ciência #2

A filariose linfática 

 

é uma doença tropical causada por vários parasitas nemátodos (vulgo lombrigas) das espécies Wuchereria bancroftiBrugia malayi e Brugia timori, e transmitida por mosquitos.  É uma das doenças tropicais negligenciadas, apesar de causar grande morbididade! As estimativas atuais apontam para 120 milhões de pessoas afetadas, dispersas por 73 países da África central, subcontinente indiano, sudoeste asiático e nordeste da América latina. 

Até ao início do século XX, existia noutras áreas (por exemplo no sul dos Estados Unidos da América), mas foi erradicada. 

 

As larvas microscópicas transmitidas na picada do mosquito migram para os vasos e gânglios linfáticos e podem alojar-se lá durante anos. Ao crescerem, causam um inchaço enorme, o que gerou o nome comum da filariose: elefantíase.

 

Os turistas correm risco de contraírem filariose? 

O risco é muito pequeno porque, normalmente, são necessárias várias picadas de mosquito para se desenvolver a infecção. No entanto, os mosquitos podem transmitir várias doenças, por isso é sempre melhor prevenir a picada através de:

  • Dormir com ar condicionado e rede mosquiteira.
  • Usar mangas compridas e calças ao anoitecer e amanhacer.
  • Usar um repelente forte e repor frequentemente.

Fica uma foto do bichinho tirada do site do Centro de Controlo de Doenças (CDC) porque as fotos da doença em si são muito impressionantes!

filariase.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D