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Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

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08
Ago17

Cinco Minutos de Ciência #4 - Yoga para a depressão?

Nem só de bichinhos e infeções vive a ciência, por isso hoje trago-vos boas noticias na área da psiquiatria. 

 

Artigos recentes sugerem que o Yoga é um potente adjuvante no tratamento dos sintomas da depressão, especialmente o stress, a compulsão de comer e o negativismo.

 

Para além de todos os benefícios que qualquer exercício físico traz (libertação de endorfinas para uma sensação de bem-estar, aumento do metabolismo, aumento da oxigenação sanguínea, redução do ritmo cardíaco em repouso, etc), o Yoga parece ter benefícios específicos para o sistema nervoso. 

 

Mas qual será a base para tais resultados?

 

Para já pensa-se que, como vivemos cada vez mais em estado de stress contínuo, o Yoga ajuda a restabelecer o equilíbrio do corpo, ou homeostasia.  O stress pode estar ligado a um aumento da atividade do sistema nervoso simpático e diminuição do parassimpático. O primeiro é responsável pelas atividades em repouso (digerir, dormir, etc), enquanto o segundo controla as respostas de adrenalina como a reação "lutar ou fugir". 

 

Maren Nyer, investigadora de psiquiatria no Massachusetts General Hospital em Boston sugere que:

 

O Yoga contribui para o reequilíbrio do sistema nervoso autónomo. 

 

Para os praticantes de Yoga, estes resultados não são surpreendentes, até porque 5000 de História devem ter alguma base. No entanto, ter resultados quantitativos, fruto de estudos com controlos negativos e sujeitos a revisão por pares é algo muito necessário especialmente em áreas subjetivas como a psiquiatria ou a psicologia. 

 

Por isso, minha gente, 'bora perder a ideia de que o Yoga e para velhotes e hippies. Há muitos estilos de Yoga, com diferentes focos e intensidades, por isso há-de haver um (ou combinação de vários) que se ajuste a vocês. E para os que dizem que Yoga não é exercício, ficam os números: 

Um adulto de 68kg queima cerca de 716 calorias durante uma aula de 90 minutos de Bikram Yoga.

 

Pela saúde mental (e das costas, dos músculos, e das articulações ), vamos praticar Yoga.

 

Artigo original com links para as diferentes pesquisas.

 

Deixo-vos aqui uma conta de instagram que eu sigo, para se inspirarem e verem como o Yoga traz saúde. 

 

 

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