As primeiras vistas de Montenegro
Kotor, em Montenegro, é uma cidade costeira situada numa baía calma do mar Adriático. É rodeada de montanhas de rocha escura e com vegetação parca. Todos os dias recebe navios de cruzeiro que trazem turistas que passam o dia a aproveitar a cidade antiga. Esta cidada é um pouco como Dubrovnik, na vizinha Croácia ( e apenas a 1h15 de viagem de carro). Tem uma muralha enorme que sobe a montanha, onde se pode subir. São mais de 1000 degraus para cada lado (45 minutos sem paragens), mas dizem os corajosos que as vistas valem todo o sofrimento. Para quem quer uma viagem mais descansada, há cafés e pontos de descanso na subida.
De ambos os lados da cidade antiga há pequenas vilas com muita oferta de alojamento e pontos de interesse menos turísticos (maioritariamente igrejas). Nós ficamos em Prçanj, a parte mais sossegada da baía e que atrai quem procura descanso, silêncio e umas vistas de cortar a respiração.
Acordamos e vemos montanhas, a toda a volta, de um lado mais verde, de outro mais negro e inóspito, e e essas montanhas terminal num mar, quase lago, uns dias verde, outros mais azul, cujas únicas ondas são devido aos pequenos iates que vão passando. Imaginem os Fjords, mas nos Balcãs.