As rotinas ajudam a produtividade?
Sabem aquelas pessoas bem sucedidas que vestem sempre a mesma coisa porque assim libertam tempo e espaço mental para pensar no que é realmente importante? Vê-se muito nos “tech bosses”, como o Steve Jobs e o Mark Zuckerberg, mas também se vê noutras áreas, como é o caso do Ricardo Araújo Pereira, Karl Lagerfeld e o Simon Cowell. Também há mulheres a adotarem esta filosofia, mas não é tão óbvio de ver.
Este método baseia-se em duas coisas: primeiro, criar uma imagem de marca; segundo, tirar decisões pouco importantes do quotidiano. Isto, basicamente, quer dizer que a rotina ajuda-os a aumentar a sua produtividade. Mas será que isso funciona sempre?
Se criarmos rotinas ao estilo (mas mais moderado) do Sheldon Cooper de Big Bang Theory, será que melhoramos a nossa vida? Se criarmos ementas para cada dia da semana e as repetirmos para sempre, se criarmos uma rotina de exercício, uma rotina de tratamento pessoal, uma rotina de lazer, uma rotina de guarda-roupa… Será? Será que isto vai aumentar a nossa produtividade ou aniquilar de morte a nossa criatividade? Eu acho que é preciso um pouco de criatividade e de espontaneidade para sermos felizes. E será que precisamos de ser felizes para ser produtivos? Talvez não sempre, mas algumas vezes era fixe.
Tantas perguntas.