Empada mediterrânica de tofu
Andava-me a apetecer empadas, normalmente opto pela de atum. No entanto, ando a tentar reduzir a quantidade de atum que comemos por variadas razões, por isso decidi fazer um recheio de tofu com legumes. Assim ainda aproveitei o pesto de espinafres que tinha feito na semana passada e guardado num frasco esterilizado no frigorífico (coberto com azeite para aguentar mais tempo).
Adaptei a massa de empadas do site e livro da Yammi simplesmente porque me enganei e primeiro troquei o azeite por óleo e depois coloquei mais do que o necessário, por isso já não coloquei a manteiga. Mas já fiz a receita original e funciona muito bem também.
Massa:
- 300 g de farinha sem fermento
- 70 g de óleo de girassol
- Sal a gosto
- 1 ovo pequeno
- 100 g de água
- 1 ovo para pincelar
Prepare a massa para empadas: coloque no copo todos os ingredientes (exceto o ovo para pincelar) e programe 30 segundos na velocidade 4. Retire a massa do copo (polvilhe as mãos com farinha, se necessário) e coloque-a num recipiente coberto com um pano. Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
- 250g de tofu firme
- 1 cebola
- 1 pimento verde
- 1 tomate grande
- 2 colheres de sopa de pesto
- Sal e pimenta preta a gosto
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Queijo flamengo ou mozarella ralado a gosto
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Coloque no copo a cebola, o tomate, a cebola, o pimento e o tofu cortados em pedaços grandes e pique 15 segundos na velocidade 6. De seguida, acrescente o pesto e programe 10 minutos, a 120°C, velocidade 2. Ajuste o sal e a pimenta, adicione a farinha e programe mais 5 minutos, a 120°C, velocidade 2.
Divida a massa em duas partes iguais. Estenda uma parte com a ajuda do rolo e forre uma forma de tarte, deixando pelo menos 2 cm extra dos lados. A massa fica bem elástica e por isso é facil de estender e trabalhar.
Disponha o recheio e, por cima, os queijos ralados. Cubra com a restante massa estendida, unindo os rebordos das duas partes da massa (com a ajuda de um garfo por exemplo). Pincele com ovo batido e faça um furo com um palito no centro da massa (para promover a saída do vapor). Leve ao forno até a massa estar dourada.
Como podem ver na fotografia, o meu forno é um bocado descompensado e um lado ficou mais escuro do que outro. Se o vosso forno for bem comportado, devem conseguir obter uma cor uniforme!
Bom apetite