Mostar - onde as religiões se juntam
Mostar é a quinta maior cidade da Bósnia e Herzegovina e a cidade mais importante da região da Herzegovina.
Porquê?
Mantém vários edifícios e referências culturais do Império Otomano
como por exemplo a Stari Most (Ponte Antiga), construída sobre o rio Neretva no século XVI. Considerada o exemplar mais importante da arquitetura islâmica dos Balcãs, a ponte atrai milhares de turistas que passeiam sob o sol escaldante do Verão (Mostar é uma das cidades mais quentes da Europa, com temperaturas que atingem frequentemente os 40ºC (máximo registado de 46.2 °C)). Na zona histórica, é possível ver as construções otomanas (como as pontes e o hamman), um museu, ruínas de uma basílica, uma sinagoga, muitas lojas de souvenirs e antiguidades (como máquinas de fotografar antiquíssimas, revólveres do século XIX e máquinas de costura Singer), e testemunhar "O Mergulho".
O Mergulho consiste em meia dúzia de homens que alternam mergulhar da Ponte Antiga para o rio, do alto dos seus 28m.
Recolhem dinheiro dos turistas e duas vezes por dia fazem o seu salto. Em Julho, fazem também uma competição para decidirem quem é o mergulhador campeão do ano.
A Bósnia e Herzegovina tem uma demografia complicada devido à mistura de culturas (Croatas, Sérvios e Bósnios) e de religiões e por isso a recuperação da guerra é lenta e difícil. Mostar tem o maior número de população Croata do país (também devido à proximidade geográfica) e a sua demografia divide-se em:
Croatas (Cristãos católicos) (48.4%); Bósnios (Muçulmanos) (44.1%) and Sérvios (Cristãos ortodoxos) (4.1%).
Vejam o vídeo!