Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

O Porto é mais "cool" do que Lisboa?

29.07.17, Eu e a Outra

A CNN fez uma reportagem onde compara as cidades do Porto e Lisboa e chegou à conclusão que o Porto é mais fixe que Lisboa. (Podem ler o resumo em Portugûes aqui).

Eu já visitei Lisboa várias vezes e adoro. Colorida, espaçosa, com o belo Castelo de São Jorge a vigiar as sete colinas, as vistas lindas do Tejo, a frescura do parque de Monsanto e, claro, os deliciosos pastéis de belém. 

 

No entanto, nascida e criada no Porto, acho que Porto tem um encanto que nenhuma outra cidade do mundo consegue igualar. Adoro parar no cais de Gaia e observar as cores da Ribeira, mas ainda gosto mais de passear pela Foz de lenço ao pescoço, parar na Praia da Luz para um chá e apenas observar o mar imenso, a praia rústica cheia de rochas. Adoro os restaurantes de sushi que há espalhados pela cidade, mas especialmente o Medit no Foco que nunca me desiludiu ou o Novo Molhe que me deixou fã pela qualidade e pela vista sem me deixar a contar tostões.

 

 

Gosto de sentir o frio na cara a descer Santa Catarina, ouvindo a música de Natal e vendo o frenesim de pessoas à procura do presente ideal, os scones do Majestic, os baldes do Piolho, as areias da Pastelaria Ribeiro na praça dos Leões. Viver o Porto é sorrir ao pensar nas memórias da infância, mas também na beleza que o presente trouxe. É ver a zona dos Clérigos toda renovada, é sentir as ruas cheias de turistas e sentir-se orgulhoso de ser tripeiro. Vêem-se os botecos da moda a abrir Ribeira abaixo, mas conservam os azulejos pintados e o granito escuro. Renovam-se ruas, fazem-se eventos, mas ficam meia dúzia de ilhas velhas e os pescadores de anzol de Miragaia a manter o carisma da cidade.

 

Felicidade é ver o Douro a aproximar-se da janela do avião, é ver o Porto festejar na Alameda das Antas e chorar de emoção.

 

Porto é Porto, é Matosinhos, é Maia, Rio Tinto e até um bocadinho de Gaia. O Porto é Norte, é raça dura, corpo de ferro, coração de mel. 

 

Mais do que cool, o Porto é forte e a força nunca passa de moda.