Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

Eu e a Outra

Coisas maravilhosas, coisas assustadoras, viagens exóticas, dia-a-dia monótono, bichinhos tropicais e muito amor. Ponham-se confortáveis que vamos começar.

Quorn, magia vegetariana

10.08.18, Eu e a Outra

Para aqueles dias em que o que apetecia mesmo era um esparguete à bolonhesa, mas a nossa filosofia vegetariana continua forte, o Quorn tem a solução. 

 

O que é isso do Quorn? 

Quorn é uma marca inglesa que desenvolveu uma proteína completamente vegetal que parece carne. Essa proteína, chamada de micoproteína por ser extraída de um fungo, é utilizada para fazer substitutos para carne picada, hambúrgueres de vaca e de frango, nuggets de frango, fiambre, salsichas, almôndegas, enfim, uma variedade cada vez maior de produtos. 

 

Não se assustem por ter falado em fungo. Não é daqueles que às vezes nos chateiam em forma de candidíase ou pé de atleta. É um fungo encontrado no solo, muito nutritivo, cheio de proteína e fibra, com pouquíssima gordura saturada e sem colesterol. Imaginem um super-cogumelo, mas muito pequenino. Esse fungo passa por um processo de fermentação e forma uma massa a que depois é possível dar a forma desejada. 

 

Screen Shot 2018-08-10 at 20.38.26.png

 

 

Sendo vegetal, requer muito menos recursos do que produzir proteínas animais, logo a micoproteína tem uma pegada de carbono 90% inferior à da indústria animal. 

 

IMG_1037.jpg

 

E agora, a questão importante. 

 

Como é o sabor? 

 

Há muitos substitutos de carne no mercado. Dos que já experimentei (os flocos de soja, o seitan, os rolos de seitan e tofu, os chouriços de soja, etc) nenhum chega sequer aos calcanhares da carninha num bom esparguete à bolonhesa. Mas com o Quorn não se nota a diferença. Não dá para fazer de conta que é um bife claramente, mas fica igualzinho em todas as receitas que exigem carne picada. Os hambúrgueres de falso frango frito e os nuggets também são ótimos. As almôndegas suecas, vejam vocês mesmos nas fotos abaixo. Também há algumas versões que eu, pessoalmente, não aprecio, como as salsichas, o fiambre e o bacon. Mas também não gosto das versões verdadeiras. 

 

IMG_1035.jpg

 

 

Onde se compra?

Pois. Esse é o meu problema atual. Aqui na Inglaterra há em todo o canto. Também se vende nos Estados Unidos, Suécia, Suíça, Bélgica, Holanda, Itália, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Noruega, África do Sul, Dinamarca, Finlândia, Filipinas, Alemanha, Tailândia e Singapura.

MAS NÃO HÁ EM PORTUGAL.

Imaginem-me a chorar porque em breve regresso ao nosso país e não vou poder fazer a minha famosa bolonhesa nem o meu chilli con carne. 

 

IMG_1036.jpg

 

 

Como a patente da micoproteina já está aberta a qualquer pessoa, só me resta rezar para que ou a Quorn veja o bom mercado que Portugal é, ou que outra empresa tenha a bondade de replicar o produto. Mas enquanto isso não acontece, se viajarem e tiverem oportunidade de provar, vão sem medo! E quando finalmente chegar a Portugal e vocês começarem a ver umas coisinhas giras nas prateleiras do supermercado chamadas Quorn, joguem-se sem pensar duas vezes!

 

IMG_1038.jpg

 

 

4 comentários

Comentar post