Review dos Sabores: D'gusta
Na semana passada fui a um restaurante de tapas em Tavira chamado D'gusta que nos foi recomendado por três algarvios. É no centro de Tavira, mesmo em frente a um parque de estacionamento. Marcámos, conforme nos foi recomendado, mas apenas no próprio dia e por isso tivemos que jantar na parte de dentro. Foi agradável porque ficámos perto da janela e eles entretanto ligaram o ar condicionado. A música foi quase sempre latina ou kizomba.
Sobre a comida há muito a dizer. Éramos 6 e, como tal, pudemos experimentar várias coisas:
Acompanhamentos: eram todos bons, mas ordenei-os pela minha preferência.
- Arroz árabe: delicioso. As especiarias estava bem equilibradas, não tinha demasiadas uvas passas para se tornar a enjoativo e estava cozinhado no ponto. Adorei.
- Gratinado de batata
- Legumes à brás
- Salada de rúcula
- Arroz basmatti
- Cogumelos salteados
Proteína:
- Tártaro de atum com chili e amêndoas: Foi o melhor da noite e o melhor que já comi na minha vida. É uma tapa grande, para uma pessoa o tártaro e um acompanhamento faz uma refeição. As quantidades e tamanho da cebola roxa, manga e pimento estavam perfeitas para a quantidade e tamanho do atum. O atum estava bem marinado e muito fresco. A rúcula que vinha à volta do prato combinava na perfeição com o tártaro.
- Salmão braseado na chapa: Trazem a chapa para a mesa e grelhamos nós três lombinhos de salmão. Era bom e a chapa deu um jeitaço para o sashimi, mas continua a ser salmão grelhado e a minha roupa dispensa o cheiro e os salpicos do salmão a grelhar ao meu lado.
- Sashimi de salmão: muito grosso e muito comprido. Cortaram o sashimi a todo o comprimento do filete de salmão, o que o tornava muito enjoativo e demasiado grande para comer de uma vez. Acabamos por cortar duas das fatias em pedaços mais pequenos e pôr as restantes na chapa que usamos para o salmão braseado.
- Queijo brie derretido: que grande panela de queijo! Era um queijo inteiro derretido no forno, servido com tostinhas. Só provei e os miúdos deram cabo do resto. Não sobrou nem uma réstia.
- Espetadas de frango: duas espetadinhas pequenas. Não provei, mas o meu irmão aprovou.
- Gambas salteadas com azeite e gengibre: também não provei mas tinham bom aspeto e eram picantes.
- Polvo à algarvia: o polvo estava muito macio e saboroso. Os pedacinhos podiam-ser um pouco maiores para não se perderem tanto no azeite.
É estranha a diferença de tamanhos entre as várias tapas, por exemplo o tártaro era grande, mas as espetadas eram só duas e pequenas. O queijo era grande, mas o polvo vinha num pratinho pequeno...
Sobremesas:
- Cheesecake de lima: Infelizmente, o cozinheiro esqueceu-se da lima e era só cheesecake.
- Strudel de maçã com gelado de baunilha e bolacha raspada: o recheio do strudel era ótimo, a massa podia estar mais estaladiça. Não gosto de gelado de baunilha por isso não posso comentar.
- Panna cotta de frutos vermelhos: Top.
Pontos extra para as sobremesas porque tinham uma apresentação exímia. Ficou por experimentar o bolo mousse de chocolate.
Para beber: Sangria de frutos vermelhos e espumante (10€ um jarro de 1.5L). Muito boa.
Preço: 15 a 20€ por pessoa.
Depois do jantar fomos passear até à Feira da Dieta Mediterrânica.
Avaliação final: 4.5/5